A obesidade é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo. O ganho de peso é o resultado do aumento da ingestão alimentar e redução do gasto energético, podendo ainda estar associado à herança genética (herdada de seus pais e familiares), ao ambiente sócio-econômico, cultural e familiar.
O excesso de peso está associado a uma série de doenças que comprometem a qualidade e a duração da vida. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, algumas neoplasias, entre outros.
A forma mais simples de tratamento da obesidade é a alteração do estilo de vida, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Nos últimos anos, é cada vez maior o número de pacientes com a chamada obesidade mórbida, que necessitam de abordagem cirúrgica para o tratamento, através das gastroplastias.
Uma forma objetiva de se avaliar o grau de sobrepeso ou da obesidade é através da determinação do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Você pode calcular seu IMC acessando esse link aqui em nosso site.